Como habilitar a conta bancária a emitir boletos

Atualmente para se beneficiar do uso de nossa plataforma se faz necessário um conta corrente habilitada a emitir boletos bancários. Esta ativação feita no banco sinaliza que sua conta poderá receber valores através do pagamento de boletos.

Tanto contas de Pessoa Física quanto Jurídicas podem se tornas aptas a emitir boletos, desde que o banco realize a autorização.

Para realizar este tipo de operação, você deve ir até a sua agência bancária e solicitar o serviço junto ao seu gerente, a ativação é simples e rápida. Geralmente será disponibilizada alguma ferramenta do próprio banco para a emissão de boletos manualmente e indicado um processo de homologação,o qual explicaremos mais adiante neste artigo, em caso do cliente desejar utilizar uma ferramenta externa. Ferramentas externas são qualquer tipo de sistema que não é mantido pelo banco e que realizam a emissão de boletos. Ex: Sistemas para condomínios, planos de saúde, escolas, e a própria Boleto Cloud.

No momento da autorização, é interessante saber identificar qual o tipo de carteira de cobrança disponível é mais interessante para o seu negócio. Esta decisão influenciará em alguns fatores do seu dia-a-dia. Observe na imagem abaixo as principais diferenças entre a Carteira de Cobrança Registrada e Sem Registro.


Tarifas:


Como todo serviço bancário a emissão de boletos também é tarifada. Os valores por boleto emitido são disponibilizados na tabela de tarifas e você pode encontrar facilmente na internet ou fisicamente na própria agência bancária. É possível negociar um valor mais atrativo junto ao seu gerente após uma análise de sua conta, a qual consiste principalmente em saber o volume financeiro que sua conta irá transacionar por boletos bancários.

É importante levar em consideração a carteira de cobrança escolhida para a emissão, visto que a cobrança Sem Registro possui uma vantagem devido a ser cobrada tarifas apenas para boletos pagos.

* As tarifas mais acessíveis geralmente são praticadas por Cooperativas de Crédito.

O que é o processo de homologação?


O processo de homologação é o momento em que o banco avaliará se os boletos emitidos por uma ferramenta externa estão de acordo com suas normas e regras. Durante o processo você emitirá e enviará ao responsável técnico do banco alguns boletos de exemplo gerados pela plataforma para análise. Após isso, o banco retorna com solicitação de ajustes ou autorização da emissão de boletos.

Em resumo, a homologação irá se o valor do boleto emitido será creditado na sua conta bancária.









Opiniões e Base de Conhecimento